quarta-feira, 22 de agosto de 2012

nutrição

A nutricionista Marcia Daskal, de São Paulo, explica por que banana, gengibre, castanha, caldo de cana e uva-passa são tão importantes para quem corre!
Por: Chris Biltoveni
Comida de corredora


Banana – é um combustível tão bom durante o treino quanto usar bebidas esportivas, atesta o American College.
Gengibre – pesquisas mostram que o gengibre tem efeito anti-inflamatório e ajuda a diminuir as dores musculares causadas pelo exercício.
Castanha do Brasil – um estudo brasileiro mostrou que apenas uma unidade da castanha contém todo o selênio que precisamos no dia e pode ajudar na imunidade dos atletas, que costuma ficar baixa após as provas e treinamentos intensos.
Caldo de cana e rapadura – ricos em carboidrato, recuperam rapidamente o glicogênio muscular e deixam o músculo pronto para o treino seguinte. Um estudo da Unicamp demonstrou efeito protetor da garapa sobre as alterações musculares produzidas pelo exercício.
Uva-passa – já usada para prevenir cãibras porque é fácil de comer e rica em potássio, mostrou-se tão eficaz como repositor de energia como os snacks esportivos mais consumidos pelos atletas (estudo fresquinho publicado no British Medical Journal).